História da cadeira de rodas

Acessibilidade e inclusão

Acessibilidade e inclusão

A acessibilidade é um termo diretamente ligado as possibilidades oferecidas para as pessoas com deficiência. Um assunto presente em nosso cotidiano, porém não muito difundido.

É importante instaurar estabilidade nos espaços físicos em relação aos parâmetros de acessibilidade, para que haja a probabilidade de interligá-la à autonomia, o conforto e a segurança, motivando a inclusão, que é um conceito abrangente que visa a participação igualitária de todos os componentes da sociedade.

No decorrer dos anos, obtivemos conquistas cruciais no que se refere à acessibilidade e inclusão.

Um contexto histórico relacionado a esta questão, ocorreu na década de 60, a primeira paraolimpíada, realizada em Roma, na Itália, onde os soldados veteranos que fora  mutilados durante guerra, puderam integrar-se a esportes como basquete, promovendo o conceito de inclusão.

Contudo, certificamos o quanto ainda podemos desenvolver rumo a construção de uma sociedade acessível e inclusiva.

As barreiras arquitetônicas que dificultam a circulação dos indivíduos com deficiência precisam ser restabelecidas, para que de fato o direito igualitário seja evidente e possa proporcionar a integração.

Nós da equipe Cfcare nos empenhamos para que a equidade de oportunidades façam parte de nossas ideias e atitudes diárias. Oferecer suporte e apoio é uma forma de beneficiar toda a sociedade, pois estamos lutando por um direito humano.