Descrição Geral
Riohex 0,5% de digliconato de clorexidina.
Riohex 0,5% incolor é uma solução alcoólica de digliconato de clorexidina, indicado como antisséptico tópico, que apresenta baixo potencial de toxicidade, sendo pouco absorvido pela pele íntegra, portanto, o seu uso é considerado seguro.
Um antisséptico com tensoativos para assepsia externa, utilizado para a desinfecção, limpeza de feridas, lavagem das mãos, desinfecção da pele antes de procedimentos invasivos (como inserção de cateteres) ou antissepsia do campo operatório após a degermação.
A atuação antisséptica tópica do digliconato de clorexidina sobre a pele é comprovada através de um estudo sobre a eficácia do ativo na concentração de 0,5% aplicado na pele a fim de evitar infecções durante uma anestesia peridural.
Disponível em conteúdo de 100ml, frasco de almotolia.
Combo com 5 unidades.
Composição do Riohex 0,5% solução alcoólica:
Cada 100 ml contém digliconato de clorexidina 0,5 g, álcool etílico, essência floral, glicerina e água purificada.
Indicação:
Indicado na degermação das mãos dos profissionais que trabalham em áreas críticas.
Utilizado na degermação do campo operatório.
Indicado em banhos pré-cirúrgicos de pacientes, recém-nascidos e pacientes sensíveis aos compostos iodados.
Uso adulto e pediátrico.
Como usar o Riohex 0,5% solução alcoólica:
Aplicar o produto em quantidade suficiente para umedecer toda área a ser tratada, esfregando com gaze estéril.
Aguarde o produto secar completamente antes de qualquer punção ou inserção na pele.
Ideal aplicar o produto de três a quatro vezes ao dia. Se necessário, pode-se cobrir a área afetada com gaze ou outros curativos.
Para antissepsia da pele em procedimentos cirúrgicos, realizar antes a degermação da pele com solução de clorexidina com tensoasivo.
Uso externo.
Condições de armazenamento do Riohex 0,5% solução alcoólica:
Produto inflamável.
Mantenha o produto afastado de fontes de calor ou chama, e o recipiente hermeticamente fechado.
A ficha de informações de segurança pode ser obtida por meio do telefone do SAC: 0800 114288.
REGISTRO: MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE Nº 1.01.250-1.
PRAZO DE VALIDADE: 36 meeses a partir da data de fabricação (lote e fabricação impressos na embalagem).
Características farmacológicas do Riohex 0,5% digliconato de clorexidina:
A atuação antisséptica tópica do digliconato de clorexidina (substância ativa) sobre a pele é comprovada através de um estudo sobre a eficácia do ativo na concentração de 0,5% aplicado na pele a fim de evitar infecções durante uma anestesia peridural.
Antisséptico químico, antifúngico e um bactericida capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas, quanto bactérias gram-negativas.
Também é um bacteriostático, impedindo a proliferação de bactérias.
Apresenta um espectro de ação semelhante ao do álcool e sua ação residual é estimada em 6 horas.
Em 1979, a clorexidina foi considerada pelo “World Health Organization” (WHO), órgão máximo de saúde internacional filiado a ONU, como substância essencial e passou a ser um produto de escolha.
A DL50 do gluconato de clorexidina, é de 1.800mg/kg/dia (peso corporal) o que a torna praticamente atóxica, além de não ser poluente, não exalar gases, não irritar a pele e mucosas.
Advertências:
Evitar contato com olhos, ouvidos e boca. Para casos de contaminação destas partes, lavar abundantemente para irrigação de cavidade corpórea, curativo da ferida cirúrgica ou de lesões mucosa. Digliconato de clorexidina (substância ativa) é contraindicado para pacientes que apresentam antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Está contraindicado para antissepsia ocular. Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista. Esse produto deve ser mantido fora do alcance de crianças.
SOBRE A MARCA RIOQUÍMICA:
Atuando há quase 40 anos em todo o mercado nacional, a indústria farmacêutica Rioquímica tem como foco principal a qualidade de seus produtos. A responsabilidade em produzir seus produtos dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade, sempre respeitando o meio ambiente, atuando com cautela em utilizar produtos químicos em seus processos produtivos e também ao descartá-los, os métodos da Rioquímica seguem as legislações da RDC 306, de 7 de dezembro de 2004, da ANVISA e a Resolução do CONAMA 358, de 29 de abril de 2005.