Descrição Geral
Solução de glicose 5%.
As soluções injetáveis de glicose são estéreis e epirogênicas, usadas no restabelecimento de fluido e suprimento calórico. A glicose é um nutriente facilmente metabolizado pelo organismo para fornecimento de energia, dispensando em alguns casos o uso de lipídios e proteínas como fontes de energia, evitando, assim, acidose e cetose resultantes de seus metabolismos. A solução de glicose é útil como fonte de água e calorias e é capaz de induzir diurese dependendo das condições clínicas do paciente. As soluções de glicose em concentrações isotônicas (solução parenteral de glicose 5%) são adequadas para manutenção das necessidades de água quando o sódio não é necessário ou deve ser evitado. A glicose é a principal fonte de energia no metabolismo celular. A glicose é metabolizada através do ácido pirúvico ou lático em dióxido de carbono e água, com liberação de energia. A glicose é usada, distribuída e estocada nos tecidos. Todas as células do corpo são capazes de oxidar a glicose, sendo a mesma a principal fonte de energia no metabolismo celular.
Características:
Soluções injetáveis de glicose.
Estéreis e epirogênicas.
Usadas no restabelecimento de fluido e suprimento calórico.
Cada ml da solução contém: glicose monoidratada 5 g água para injeção q.s.p. 100 ml.
Conteúdo calórico: 170 Kcal/L.
OSMOLARIDADE: 252 mOsmol/L pH. 3,2 – 6,5.
O produto deve ser armazenado em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC).
Proteger da luz e umidade.
Evitar calor excessivo (acima de 40°C).
Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação.
A solução somente deve ter uso intravenoso e individualizado.
Conteúdo frasco de 500ml.
Indicação:
As soluções injetáveis de glicose na concentração de 5% são indicadas como fonte de água, calorias, diurese osmótica, em casos de desidratação, reposição calórica, nas hipoglicemias e como veículo para diluição de medicamentos compatíveis. A solução de glicose 5% é frequentemente a concentração empregada quando ocorre perda de líquido.
Contra-indicação:
As soluções de glicose sem eletrólitos não devem ser administradas no mesmo momento em que se administra sangue devido à possibilidade de coagulação. O uso da solução de glicose é contraindicado nas seguintes situações: hiper-hidratação, hiperglicemia (elevação nos níveis de glicose), diabetes, acidose, desidratação hipotônica e hipotassemia (redução de cálcio no organismo). O uso de solução de glicose hipertônica (concentração acima de 5% de glicose) é contraindicado em pacientes com hemorragia intracraniana ou intraespinhal, delirium tremens em pacientes desidratados, síndrome de má absorção glicose-galactose e aos pacientes com hipersensibilidade aos produtos do milho.
REGISTRO: 1.0043.1050.